Situação de aprendizagem
Ler > Legere “colher,
escolher, recolher”, como quando as pessoas selecionam e retiram do pé os
melhores frutos, os melhores cachos.
“Através
da leitura, é possível apurar o olhar e enxergar o que parece “invisível”, mas
está o tempo todo diante de nós”
Alice Ruiz.
Alice Ruiz.
A leitura é...
Uma atividade complexa e abrangente.Faz rigorosa
exigência de nosso cérebro, da nossa memória e das nossas emoções.
LEITURA DO DIA
Crônica AVESTRUZ de Mário Prata
Crônica AVESTRUZ de Mário Prata
1º A aula de leitura
O professor
poderá anotar o título na lousa e
pedir para a classe lê-lo em voz alta. Em seguida irá anotar as palavras que os
alunos relacionarem ao nome do texto.
•
Título:
•
Avestruz
•
Animal
•
Pássaro?
•
Que tipo de animal?
2º - O que iremos encontrar
nesse texto?
Após o título ser apresentado aos alunos, o professor
fará perguntas para verificar o que o aluno espera encontrar no texto (“Quais
informações vocês esperam encontrar no texto a partir desse título?). Todas as
ideias colocadas podem ser anotadas na lousa, mesmo aquelas que não fazem
sentido ao texto. Se preferir, criar um painel sobre o assunto em uma cartolina
ou em papel pardo.
3º A primeira leitura
O professor fará a 1ª leitura do texto todo em voz alta, de forma pausada e dando ênfase às palavras
mais frequentes ou que podem ser relacionadas ao tema. quando o texto
for uma narrativa, é interessante ler
apenas um páragrafo por vez, em segmento,
a fim de manter a expectativa do aluno sobre a história. A leitura de
todo o conteúdo do texto servirá como um primeiro contato do aluno com o assunto para, posteriormente,
explorá-lo por parágrafos.
4º Ampliando o vocabulário
Com
a leitura inicial do texto destacando alguns vocábulos, o professor poderá
anotar, na lousa ou no cartaz, as principais palavras e associar ao termo palavras da mesma família (palavras
cognatas) ou buscar referências no nosso cotidiano, com o objetivo do aluno
perceber que o vocabulário de um texto
está presente em situações cotidianas.
VEJA:
¨ Assemelha
= o que se assemelha,,igual. O professor pode explorar as palavras cognatas
como semelhante, assemelhar,
¨ Erro
da natureza = algo que ocorreu por
acidente, sem prever.
5º A segunda leitura
O
professor poderá pedir para um aluno ler em voz alta um parágrafo por vez . A
cada parágrafo lido, o docente irá dialogar com a classe com o objetivo de
buscar a ideia principal do trecho lido.O professor deve sempre manter o
registro das inferências de cada aluno. No caso de haver falta de conhecimentos
prévios por parte da sala, o docente poderá pedir que o aluno retorne a leitura
do parágrafo e leia frase por frase a
fim de buscar uma informação nas palavras-chaves.
Quando houver uma palavra de difícil
pronúncia, o professor irá anotar na lousa e ler em voz alta pausadamente .
6º O que a leitura apresenta
Durante
todo processo de leitura, o professor irá anotar todas as inferências que os
alunos irão citar. É importante anotar,
inclusive, as que não eram pertinentes ao texto, pois ao final da segunda
leitura, o docente poderá perguntar quais citações contemplavam o texto e porque outras não .
Nessa etapa, o docente discutirá a linguagem usada no texto e o efeito que ela
provoca no leitor.
7º Sistematização
A sistematização do que o aluno aprendeu consiste em ele
se apropriar de sua própria experiência produzindo seu conhecimento.Essa produção pode ser um
pequeno relato ou um desenho no qual ele poderá compartilhar em uma roda de
leitura.
Atividade enviada por Luciene, socializada em nosso blog do G5 do Curso Melhor Gestão Melhor Ensino
Atividade enviada por Luciene, socializada em nosso blog do G5 do Curso Melhor Gestão Melhor Ensino
Olá, gostaria de publicar esta atividade no blog do meu grupo do curso, porém gostaria da permissão do seu blog. Link do blog
ResponderExcluirhttp://mgleituras.blogspot.com.br
Luciene, parabéns gostei das atividades publicadas no seu Blog.
ResponderExcluir