Construção de uma Situação de
Aprendizagem
6º ano
“Na escola, ler e escrever, falar e ouvir não são atividades exclusivas
da disciplina de Língua Portuguesa, já que todo professor é um mediador de
linguagem...”
Alfredina Nery
Gênero escolhido:crônica "Avestruz" de Mário Prata
Público Alvo: 6º ano (Anos Finais)
Tempo previsto: 2 aulas
ou mais ...
Conteúdos e temas:Traços
característicos de crônica narrativa;síntese das capacidades de leitura com
sugestões de como desenvolver (Rojo,2004); Gêneros e Progressão em expressão
oral e escrita -elementos para reflexões sobre uma experiência suíça(
Francófona).
Competências e habilidades: Explorar ,
desenvolver e ampliar as capacidades de leitura.
Estratégias: Trabalho lúdico com
diversas mídias, apresentação de imagens, poemas, músicas etc.
Recursos: Texto escrito ou slide; Vídeo;
Poema.
Avaliação: Produção coletiva de uma
crônica escolhendo uma situação estranha do cotidiano a partir da crônica
Avestruz.
A construção coletiva
de um texto – o fazer junto- possibilita aos alunos uma experiência modelar,
que vai ajudá-los na elaboração da escrita individual.
Antes da leitura
Desenvolvimento das Capacidades de Compreensão
1. Ativação do conhecimento prévio
Antes da leitura do texto
propriamente dito, serão feitas perguntas sobre o assunto, visando garantir a
socialização de conhecimentos:
a) Você
conhece um avestruz?
b) Alguém
já viu?
c) Como
você imagina que seja?
d) Sabe
como é?
e) Descreva
como é.
OBS.: A sequência das pergunta irá depender
das respostas que os alunos derem.Se alguma pergunta ficar sem resposta , o
professor deverá antecipar esse conteúdo.
2. Antecipação ou predição de conteúdos ou propriedades
do texto ( Levantamento de hipóteses)
1. Apresentação
do título:
a) Apresente
o título do texto AVESTRUZ , peça aos alunos que anotem a opinião deles a cerca
desse título para conferi-la após ouvirem a crônica;
b) Por
meio de perguntas, explore um pouco esse título: Esse texto desperta sua
atenção? Sim ou não? O que ele sugere? Pelo título, dá para imaginar o assunto
da crônica?Você pode imaginar o cenário?
2. Informações sobre o
autor do texto.
http://pt.wikipedia.org/wiki/M%C3%A1rio_Prata Acesso em 02mai2013
http://www.releituras.com/marioprata_bio.asp
Acesso em 02mai2013-05-02
Durante a
leitura
3. Checagem de hipóteses
1ª Leitura
feita pelo professor ( texto
impresso ou crônica digitada e apresentada no data show)
“AVESTRUZ”, Mário Prata
OBS.:
Durante a leitura da crônica o professor deve ir retomando as hipóteses(
antecipações ) levantadas para verificar se elas foram ou não confirmadas.
4. Localização de informações: Aqui
o professor pode solicitar que, durante a leitura, os alunos utilizem “procedimentos tais como sublinhar, copiar, iluminar informações
relevantes para buscar passagens essenciais e abandonar informações
periféricas”.
Desse modo, é possível que os alunos
localizem:
a)
Vocabulário referente
a Avestruz;
b)
Descrição e hábitos da ave.
5. Comparação de informações : Durante a
leitura do texto, algumas perguntas ou discussões coletivas podem estimular o
aluno a comparar/contrastar informações presentes no próprio texto.
1. Ter um
avestruz como um animal de estimação: sim ou não?
2. Que
animais são indicados para se ter como estimação?
3. Quais
animais podem viver dentro de apartamento?
6.Produção de inferências locais. Deve-se
levar o aluno a deduzir o sentido das
palavras ou siglas desconhecidas
( Struthio Camelus Australis, TPM,
abominável, atrofiadas, Floripa, Higienópolis etc)
OBS.:
Pode-se construir com os alunos o hipertexto destas palavras.
7.Produção de inferências globais: Chamar atenção para as pistas que o
autor deixa no texto, tais como escolhas lexicais específicas.
1. Repetição
da palavra avestruz o tempo todo;
2. Ironia (
o próprio uso de vocabulário avestruz, uma ave, aquele ser meio
abominável,Struthio, bando de avestruzes, gigolô de avestruz)
DEPOIS DA LEITURA
8. Generalização:
1. O que o
autor pretendeu com esse texto? Ter um avestruz como bicho de estimação: sim ou
não?
2. Qual é a
posição que o autor defende? E quais são os elementos que provam a sua posição?
Desenvolvimento das Capacidades de Apreciação e
réplica do leitor em relação ao texto ( interpretação , interação)
9.Recuperação
do contexto de produção:
a)
Autor;
b)
Lugar social que ocupa;
c)
Esfera social em que o texto circula;
d)
Veículo em que é divulgado;
e)
Momento histórico em que foi produzido;
f)
Intenções comunicativas do autor;
g)
Leitores presumidos.
10. Percepção de relações de intertextualidade:
Nesse momento o leitor estabelece relações com o que está lendo e o que já leu,
ouviu, conversou, assistiu, por meio de comentários, perguntas, retomadas,
solicitação de pesquisas etc.
OBS.: Nesse
momento poderá apresentar o material que pesquisou : links ,imagens, poemas,
música, propaganda,reportagem em vídeo.
Sugestões
de Intertextualidade
- Poema
O AVESTRUZ
O galo cantou
A ovelha despertou
A ovelha despertou
E estava com fome!
O avestruz esperto
Papou tudo que
havia por perto.
Papou tudo que
havia por perto.
Comeu melancia
Feijão e ervilha
Tomate, capim
E a boneca da menina.
Tomate, capim
E a boneca da menina.
O galo brigou
A menina chorou
O avestruz esperto,
Da confusão escapou.
O avestruz esperto,
Da confusão escapou.
http://deversoemversos.blogspot.com.br/2012/10/o-avestruz.html Acesso02maio2013
- Vídeo Os Pinguins do Papai: http://www.youtube.com/watch?v=dJpL7qde-Ug
- Vídeo propaganda/reportagem Criação de avestruz em Sobral https://www.youtube.com/watch?v=4v2cOIewwJ8
- Knorr:avestruz https://www.youtube.com/watch?v=kZ5nsrk3bp0
- Invasão de avestruzes em Buenos Aires
6.Sobre a ave avestruz: http://www.brasilescola.com/animais/avestruz.htm
11.Percepção
das relações de interdiscursividade
Levar em conta os discursos com os
quais o texto dialoga.
Pode ser através de uma referência,
nota bibliográfica,
Ironia: “...E fiquei a observar a
ave. Se é que podemos chamar aquilo de ave...Na hora de criar a avestruz, Deus
devia estar muito cansado e cometeu alguns erros...Colocou um pescoço que não
tem absolutamente nada a ver com o corpo... Uma avestruz com TPM é perigosíssima.”
Referências
Bibliográficas
ROJO, Roxane. Letramento e capacidades de leitura para a cidadania. São Paulo:
SEE: CENP, 2004.
SOLÉ, Isabel. Estratégias de leitura. Porto alegre: Artes médicas, 1998.
A
ocasião faz o escritor: Caderno do Professor: Orientação para produção de
textos ( Coleção da Olimpíada) São Paulo-Cenpec,2010.
Exercício de intertextualidade:
crônica “Avestruz” de Mário Prata e “O pavão” de Rubem Braga
1º Passo: Leitura pelo
professor da crônica;
2º Passo: Leitura feita pelos
alunos em duplas procurando pistas de comparação entre os dois
textos.Verificação de como os autores fazem a descrição das aves e suas
considerações.
O Pavão
Rubem
Braga
Eu considerei a glória de um pavão ostentando o esplendor de suas cores; é um luxo imperial. Mas andei lendo livros, e descobri que aquelas cores todas não existem na pena do pavão. Não há pigmentos. O que há são minúsculas bolhas d'água em que a luz se fragmenta, como em um prisma. O pavão é um arco-íris de plumas.
Eu considerei que este é o luxo do grande artista, atingir o máximo de matizes com o mínimo de elementos. De água e luz ele faz seu esplendor; seu grande mistério é a simplicidade.
Considerei, por fim, que assim é o amor, oh! minha amada; de tudo que ele suscita e esplende e estremece e delira em mim existem apenas meus olhos recebendo a luz de teu olhar. Ele me cobre de glórias e me faz magnífico.
Rio, novembro, 1958
Simples e ternas. Assim são as lindas crônicas de Rubem Braga.
Texto extraído do livro "Ai de ti, Copacabana", Editora do Autor - Rio de Janeiro, 1960, pág. 149. Agradeço ao Antônio pela lembrança.
3º Passo: Falar um pouco sobre a vida do autor e contexto de produção;
Um pouco sobre a vida do cronista: http://www.releituras.com/rubembraga_bio.asp
http://cariricaturas.blogspot.com.br/2009/12/o-pavao-rubem-braga.html
Acesso em 3 de maio de 2013
5º Passo: Ler os comentários postados no blog de Mara Senna
sobre a crônica “O Pavão” e escrever omentários sobre esta crônica e verificar os comentários do autor na crônica de Mário Prata Atividade em duplas.
http://marasenna.blogspot.com.br/2009/11/o-pavao-rubem-braga.html
acesso em 3 de maio de 2013
2 comentários:
1.
como ja é
de se saber Deus é tão generoso que nos deu essas maravilhas pra podermos
apreciá- las...
2.
E
enxergá-las, Carlos, é privilégio dos olhos simples e sensíveis. Um abraço.
Responder
Atividade socializada pelo G5 e enviada pela cursista Maria Cristina do Curso Melhor Gestão Melhor ensino. Este estudo teve início no Encontro de Águas de Lindóia com o Grupo da sala 9.
Olá, você pode compartilhar esta atividade no blog http://mgleituras.blogspot.com.br
ResponderExcluirBoa Tarde!
ResponderExcluirEm Araçatuba SP, está sendo realizado o Curso Melhor Gestão Melhor ensino, e os temas apresentados para as atividades são os mesmos. Gostaria de publicar as atividades do blog como dicas no blog do meu grupo. O meu grupo vai escolher uma atividade da qual trabalhamos, para postar esta semana. O link do blog http://mgleituras.blogspot.com.br
Olá Maria Cristina, muito bem elaborado seu blog, parabéns!
ResponderExcluirGostaria de lhe fazer o mesmo pedido que a Dulcineia, eu também junto com o meu grupo estamos montando um que com certeza você sabe do se trata.
Será que podemos contar com sua colaboração compartilhando conosco?
Ou o melhor caminho seria inserir seu endereço como sites favoritos?
Abraços